domingo, 3 de maio de 2009

A Corrente Estética

O Movimento cultural surgido em 1750 e teve seu apogeu em 1830, está identificado com a retomada da cultura clássica por parte da Europa Ocidental . No entanto, propõe a discussão dos valores clássicos, em contraposição ao Classicismo renascentista, que apenas replicava os princípios antigos sem críticas aprofundadas. A concepção de um ideal de beleza eterno e imutável não se sustenta mais. Para os adeptos dessa corrente, os princípios da era clássica deveriam ser adaptados à realidade moderna.

Arquitetura


Floresce na França e na Inglaterra, por volta de 1750, um movimento artístico que desenvolve principalmente a arquitetura e as artes decorativas.Influenciado pelo artista/arquiteto Palladio, o movimento dissemina-se por toda a Europa.Já que o barroco não repercutiu muito na França , o novo movimento revive as formas greco-romanas utilizando-se de seus princípios estéticos.
Todos os que aderiram este novo tipo de comportamento e pensamentos relacionavam fatos passados com os fatos de sua época, com isso, tentavam substituir a sensualidade do barroco por sua lógica, equilíbrio e simplicidade, ao mesmo tempo, os novos governos adotavam o tais ideologias como estilo oficial, pois tal estilo era relacionado com a democracia da antiga Grécia e República Romana, enquanto movimentos revolucionários estabeleceram repúblicas na França e América do Norte.

O Arco do Triunfo



Construção arquitetônica de 50 metros de altura e destaque por ser um monumento em homenagem à comemoração das vitórias de Napoleão Bonaparte .Foi inaugurado em 1836. Nesta obra estão gravados os nomes de 128 batalhas e ainda de 158 generais.
As obras se iniciaram em 1806 após a vitória de Napoleão em Austerlitz.
Representa o enaltecimento das glórias as conquistas francesa.


sábado, 2 de maio de 2009

Literatura



Os textos empregam linguagem clara, sintética, gramaticalmente correta e nobre. A forma liberta-se um pouco do rigor do classicismo anterior. A principal expressão do movimento na literatura é o Arcadismo.
Na França os ideais iluministas são a base dos textos.
Os principais autores são:
-Montesquieu(1689-1755) - autor entre outras obras de O Espírito das Leis;
-Voltaire exprerimenta vários estilos: tragédia( A Morte de César), poesia ( Discurso sobre o Homem), contos fantásticos (Zadig) e romance de fundo moral (Cândido).
-Choderlos de Laclos (1741-1803) em as Relações Perigosas, Marquês de Sade.

Características Gerais da Escultura



Temas: históricos, literários, alegóricos e mitológicos. Serviram de base para a representação de figuras humanas com poses semelhantes às dos deuses gregos e romanos.
Estatuária: representou figuras de corpo inteiro ou bustos e relevos pouco pessoais glorificando e fazendo publicidade a políticos ou figuras importantes das cidades (praças, casas de nobres e burgueses ou cemitérios).
Relevos: têm o mesmo sentido honorífico e alegórico da estatuária e revestem as frontarias de edifícios públicos ou de palácios.
Formas de Representação: de inspiração clássica foram representados com toda a minúcia, os corpos eram nus ou semi-nus, formas reais, serenas e de composição simples. Rostos individualizados (das pessoas que queriam representar), mas com pouca expressividade. Seguiram os cânones da escultura clássica, sem qualquer liberdade criativa.
Técnica: são obras perfeitamente conseguidas, onde a sua concepção se baseia em maquetas de barro ou gesso para um primeiro estudo. Acabamentos rigorosos e relevos de pouca profundidade.
Materiais: mármore branco que representava a pureza, limpidez e brilho,e o bronze, mas em menor quantidade.
A estatuária grega foi o modelo favorito pela harmonia das proporções, regularidade das formas e serenidade da expressão. Apesar disso, não atingiram a amplitude nem o espírito da escultura grega. Também foi menos ousada que a pintura e arquitetura de seu tempo. Entre os principais escultores destaca-se o italiano Antonio Canova (1757-1822), que retrata personagens contemporâneos como divindades mitológicas



Antonio Canova: Perseu com a cabeça da Medusa

Pintura e Escultura


Nas artes, como a pintura e a escultura, pode-se perceber que existe sempre a preocupação de harmonizar o colorido e ter exatidão nos contornos, já que o este novo movimento não é exagerado como o barroco.
A arte era um “culto a teoria de Aristóteles” com a imitação da natureza.
Um dos principais pintores é Jacques Louis David, francês que mais caracterizou a arte da época, pintava fatos históricos como a Revolução Francesa e também fatos ligados a vida de Napoleão Bonaparte, juntamente com motivos e personagens inspirados na Antiguidade Clássica, utilizando-se de cores sóbrias. Uma de suas características é pintar figuras sólidas e imóveis.
Detalhe de A Coroação de Napoleão em Notre Dame - Jacques Louis

Música


O nome dessa corrente artística só vai aparecer em 1918. Nessa época o mundo já vivia teoricamente o modernismo. A música oferece ornamentações e passagens melódicas singelas. A linguagem musical é simplificada para ser ouvida por um público não especializado.

Neoclassicismo no Brasil

O Neoclassicismo chegou ao Brasil graças à corte portuguesa por volta de 1808. Na literatura, esse período foi marcado pelo Arcadismo. As...